10 alimentos que combatem o estresse

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O segredo para o alívio está na alimentação saudável

Gente, não tá fácil pra ninguém! Ainda mais nos dias de hoje, quando cada vez mais crescem as maratonas de exigências e metas profissionais, provocando um alto índice de fadiga corporal, gerado pelo estresse. Na verdade, isso ocorre, porque o estresse é um aglomerado de reações fisiológicas, que em excesso, leva a um desequilíbrio de todo o organismo.

Pode reparar que geralmente é uma resposta física ao nosso desgaste mental, por conta de jornada de trabalho excessiva, sobrecarga de tarefas e preocupações do dia a dia. Infelizmente, a complicação pode gerar problemas de saúde sérios e intensos, acarretando desde sintomas gastrointestinais, queda de cabelo, dores pelo corpo entre outras coisas.

Uma alimentação equilibrada pode contribuir (e muito!) no combate a este mal, que atinge um número cada vez maior de pessoas. Olha só, existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por conterem antioxidantes fundamentais no combate ao estresse. Além de serem alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer.

Mas, é bom lembrar que os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal, e produtos refinados podem agravar o estresse no organismo, viu? #ficaadica

Agora dá uma olhadinha na lista com 10 alimentos que ajudam a combater significativamente o estresse:

Castanha do Pará, amêndoa: ricas em magnésio e selênio, são minerais importantes no combate ao estresse.

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Banana: rica em magnésio e vitamina B6, a banana ajuda na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também contém triptofano que estimula a produção de serotonina. Adoro!

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Feijão, lentilha: possuem magnésio e cálcio, além de serem ricos em triptofano, que é responsável pela produção de serotonina.

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Laticínios: como leite, leite em pó e queijos brancos também têm bom potencial, afinal, suas propriedades contém triptofano, proteína magra, vitamina do complexo B, cálcio, aminoácidos e vitaminas essenciais.

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Aipo: nada de torcer o nariz! Quatro talos ao dia ajudam a reduzir a liberação do hormônio que causa o estresse. O Aipo também possui niacinamida que promove o relaxamento, viu?

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Abacate: além de ser um aliado da dieta, o abacate contém ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E, auxilia no controle da ansiedade. Maravilhoso!

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Maracujá: o chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também em compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.

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Alface: possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usada às vezes até como sedativos. Conheço pessoas que fazem chá de alface…

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Brócolis: ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.

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Peixes e frutos do mar: os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade.

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Não tem segredo, gente! O ideal é optar sempre por uma alimentação equilibrada e saudável, porque definitivamente ela melhora as atividades orgânicas, favorecendo um bom funcionamento de todo o corpo e mente. Vamos ser mais felizes, né?

Fonte: Equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA.