Bota a cara no sol! [com filtro solar e práticas certas]

bota-a-cara-no-sol-com-filtro-solar

A pele deve ser protegida do sol com o uso filtro solar diariamente com FPS mínimo de 30!

De alguma forma, todos nós sabemos que o sol é importante para nossa saúde. Entre os benefícios que o sol oferece estão: o fortalecimento dos ossos e articulações por meio do aumento de produção da vitamina D na pele; reduz o risco de depressão, porque ajuda o cérebro a fabricar mais serotonina, substância antidepressiva natural.

Além de trazer bem-estar e relaxamento já que com a subida da temperatura facilita a circulação sanguínea; ajuda na prevenção do câncer, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários já que reduz os efeitos da transformação das células, e ainda melhora a qualidade do sono, graças ao aumento de produção de melatonina pelo cérebro.

Como você viu, tem bastante coisa boa, não é mesmo? A questão é que as pessoas ainda existem no exagero (tomam sol de mais), enquanto outras, tomam de menos. Precisa ter um equilíbrio aí, né? Sem contar, que os horários mais seguros de exposição solar, acontecem antes das 10 horas da manhã e depois das 4h da tarde, mas a maioria das pessoas esquece.

Vale lembrar que nestes horários, você aproveita todos os benefícios do sol para produção da vitamina D, mas é importante passar o filtro solar na pele, 15 minutos antes e depois da exposição solar.

Os erros mais comuns

bota-a-cara-no-sol-com-filtro-solar-3

Shutterstock

Na busca pelo bronzeado perfeito ou a cor do verão, é muito comum abrir mão do filtro solar, e em alguns casos investir em óleos ou receitas caseiras para acelerar o bronzeado. Muitas pessoas pessoas ainda usam práticas que podem ser muito perigosas tanto para a pele, quanto para a saúde de modo geral.

Em alguns casos, além dos malefícios, como insolação, desidratação, queimaduras, bolhas e cicatrizes, o pior deles: câncer de pele. O exagero à exposição solar em longo prazo pode gerar alterações na pele como manchas, rugas, entre outros problemas.

O ideal e mais sensato é sempre conversar com o seu dermatologista, porque como profissional qualificado, é o único que pode te ajudar a conquistar uma pele bonita e saudável com dicas sobre o uso de autobronzeadores que ajudam o bronzeado de maneira segura.

Tipos de pele e fator de proteção solar

bota-a-cara-no-sol-com-filtro-solar-2

iStock

Olha só, eu tenho a pele muito, muito clara. Tanto que quando era criança, uma vizinha maldosa me chamava de leite condensado, branquela azeda, fantasminha, essas coisas… Sim, eu sofri e até hoje de certa forma sofro o tal bullying por ser branquinha.

Mas, vejam vocês… Hoje eu tenho uma pele bonita, bem cuidada e não aparento ter 43 anos… Já essa minha vizinha…rs… (nem preciso comentar, né?) Bom, voltando ao assunto!

As peles claras são as mais sensíveis ao sol do que as peles morenas ou negras, que por natureza têm muito mais melanina, (aquele proteína maravilhosa que protege a pele).

Mas, não se engane, amiga: não é porque você tem uma pele naturalmente bronzeada desde que nasceu, que não precise usar o filtro solar. Precisa, sim! Inclusive com o fator alto de proteção, afinal, estamos falando do temido câncer de pele, né?

Outra coisa, na hora de comprar o seu filtro solar é importante ficar atenta ao seu tipo de pele. Mas, uma coisa que aprendi com os dermatologistas da Johnson’s, empresa que trabalhei é: quanto maior o FPS, maior a proteção solar, viu?

E as maquiagens?

bota-a-cara-no-sol-com-filtro-solar-4

Shutterstock

Geralmente as makes podem ter um fator de proteção solar, mas é preciso verificar se elas têm o mínimo exigido que é 30, principalmente bases, BB Cream, pó facial, batom, etc.

Maquiagens com FPS a partir de 30, ajudam a proteger e camuflar aquelas manchinhas de sol ou decorrentes de melasma, que é aquela desordem de pigmentação na pele.

Alimentos aliados do bronzeado 

Como você bem sabe, a saúde, a beleza e todas as coisas boas estão na alimentação saudável, certo? E para ter um bronzeado lindo e saudável não seria diferente.

Alguns alimentos como mamão, tomate, cenoura, beterraba, amêndoas, espinafre, frutas vermelhas, morango, chá verde, entre outros, ajudam a manter o bronzeado e protegem contra raios UV, além de serem ricos em antioxidantes e fotoprotetores naturais como a vitamina E e C.

Aproveite o verão, amiga! Mas, não deixe de cuidar da sua saúde, viu? 😉

Fonte pesquisada: revista Toda Toda