Cabelos saudáveis no verão, que tal?

cabelos-saudaveis-no-verao

Cabelos saudáveis no verão, que tal? Sim, com alguns cuidados especiais é possível deixá-los em dia! Afinal, o sol, areia, vento, água do mar, cloro, excesso de cremes podem danificar os fios.

E para evitar que isso aconteça, André Marques, hairstylist da Kert, marca de cosméticos, dá dicas de como cuidar dos cabelos no verão.

De acordo com o especialista, não adianta só se preocupar com a pele e se esquecer das madeixas. Ao final da temporada, o corpo estará bronzeado e o cabelo terá estilo ‘juba de leão’.

A exposição exagerada ao sol causa envelhecimento dos fios, deixando-os ressecados, quebradiços e sem brilho”, afirma.

Outra consequência do calor é abertura da cutícula, que faz com que percam água e proteínas e aparecimento de pontas.

“Este é o primeiro sinal de que a estrutura capilar foi danificada e não consegue reter os nutrientes essenciais. Além disso, a radiação tem o poder de oxidar os pigmentos que dão cor aos cabelos, desbotando os fios”, ressalta André.

Na piscina

O cloro agride a qualquer tipo de cabelo. Em contato com os fios reage como a química usada em colorações, alisamentos e outros tipos de tratamentos. Provoca ressecamento profundo e pode dar uma coloração esverdeada, principalmente em cabelos loiros.

Erros que podem detonar os seus fios

– Aplicar produtos a base de óleo mineral e se expor ao sol. O efeito é de praticamente “fritar” os fios e o couro cabeludo

– Usar condicionadores ou máscaras com enxágüe, no lugar do leave-in.

Esses produtos utilizados de forma incorreta desequilibram o pH e provocam descamações que podem ser confundidas com caspas.

A máscara hidrata, mas deve acontecer o enxágüe. O condicionador devolve a oleosidade natural dos fios e sela a cutícula.

Enfim, para garantir cabelos saudáveis, bem cuidados, com brilho e maciez durante o verão, não pode faltar na mala ou nécessaire produtos com filtro solar, hidratação intensa e shampoo anti-resíduo.

**Dicas para ter cabelos saudáveis no verão**

  • Use shampoo e condicionadores com filtro solar
  • Hidratante, leave-in, cremes para pentear e máscara – todos devem ser “sem enxágüe” e ter filtro solar
  • Banho de creme é fundamental para a hidratação, com intervalos de 15 dias
  • Saladas e frutas excelentes para o verão – são fontes de aminoácidos que ajudam na formação da queratina
  • Faça tranças, prenda com elástico acolchoados, abuse dos prendedores presilhas e “tic-tacs” – sempre mudando de lugar – para não marcar
  • Fique longe dos elásticos de borracha e grampos, esses acessórios maltratam os fios
  • Uma vez por semana, use shampoo anti-resíduos que limpa profundamente e remove todas as impurezas
  • Secador, chapinha e baby liss – ficam fora da mala. Cabelo também precisa de férias. Para desembaraçar o cabelo – use pente de dentes largos e creme para pentear.
Consultoria: André Marques, da Kert / Foto: Shutterstock