E aí firmeza? Saiba como repor o colágeno da pele

colágeno da pele

Depois dos 30, é importante começar a pensar sério em repor o colágeno da pele, viu? Afinal, é a partir dessa idade que a coisa despenca ladeira abaixo e impacta diretamente na nossa aparência.

Como você já deve saber, o colágeno da pele é uma proteína produzida pelo nosso organismo, que tem como papel principal dar firmeza e elasticidade à pele. 

A boa notícia é que existem vários alimentos que ajudam a repor o colágeno da pele, devolvendo muito mais firmeza e sustentação.

Pra se ter uma ideia, alguns médicos sugerem que suas pacientes combinem uma dieta rica em reposição de colágeno com o Sculptra (ácido poli–L–lático injetável), um tratamento estético estimulante da produção natural do colágeno do organismo.

Sculptra atua de dentro para fora, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez.

colágeno da pele

Assim, os resultados, além de mais satisfatórios, tendem a ter uma duração maior e mais permanentes na pele. A seguir, algumas dicas que muitos médicos especialistas indicam para seus pacientes:

Repondo o colágeno da pele com alimentos certos

Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, substância indispensável para a formação de colágeno. Indicação de quatro porções ao dia.

Frutas vermelhas: morango e a amora são exemplos de frutas vermelhas que contêm vitamina C e flavonoides que, ao trabalharem juntos, têm ação antioxidante que combate os radicais livres e o envelhecimento do corpo humano.

Linhaça: rica ação das fibras e ômega-3. O ideal é consumir uma colher (chá) por dia, de preferência triturada.

Aveia: é uma fonte de silício, um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.

Peixes: ricos em ômega-3 e DMAE. Comer no mínimo três vezes por semana garante uma ótima absorção das enzimas.

Castanha, nozes e amêndoas: contêm ácidos graxos poli-insaturados importantes para a vitalidade da pele e vitamina E.

Abóbora, cenoura, melão e pêssego contêm vitamina A, responsável pela regeneração da pele – coma ½ xícara por dia, em saladas ou sucos.

Chá Branco: o chá branco pode proteger as proteínas presentes na estrutura da pele, em especial o colágeno.

A justificativa para a ocorrência é que a bebida previne a ação de enzimas que destroem o colágeno.

colágeno da pele

Fontes: Retirado de Adaptado de Rebecca Fitzgerald, Danny Vleggaar. Facial volume restoration of the aging face with poly-L-lactic acid. Dermatologic Therapy, Vol. 24, 2011, 2–27.

*Weinkle S, Lupo M. Attitudes, awareness, and usage of medical anti aging treatments. Results of a patient survey. J Clin Aesthetic Dermatol. 2010;3(9):30-33.dual, com resultados que duram dois anos.

Adaptado de Brandt, Fredic S. et al. Investigator global evaluations of efficacy of injectable poly-l-lactic acid versus human collagen in the correction of nasolabial fold wrinkles. Aesthet surg j. 2011 Jul;31(5): 521-8.