Como ter pés lindos

como-ter-pes-lindos

Como ter pés lindos? Às vezes eles são esquecidos, porque estão no andar de baixo, mas além da sustentação ao corpo, nossos queridos pés carecem de certos cuidados, independente da estação do ano, mas no calor é preciso prestar mais atenção a eles, já que é inevitável o uso de sandálias, chinelos e rasteirinhas. E você não quer fazer feito, não? E é também nesta época do ano que eles sofrem mais agressões do meio ambiente com o desgaste e perda da proteção natural, que podem gerar as chamadas rachaduras, além do aspecto ressecado.

Para mantê-los saudáveis

– Lave bem os pés diariamente, leia-se, bucha, água e sabão
– Seque-os bem, especialmente entre os dedos. (Isto evita chulés e micoses)
– Na academia, fique sempre de chinelo quando usar o chuveiro público
– Corte as unhas pelo menos a cada 15 dias. Dica: sempre retas, sem arredondar, pois evita que elas encravem
– Não use tênis sem meias. Não é fino. E se usar – opte pelas meias de algodão
– Diga não aos sapatos de bico fino! Deixe-os a postos para matar baratas, afinal esses modelos não são anatômicos e já foi comprovado que o uso constante é a principal causa de joanetes
– Faça uma esfoliação no pé uma vez por semana e depois use um hidratante a base de uréia

Ah! Muito importante: use protetor solar nos pés, principalmente quando estiver ao ar livre com eles expostos.

Outros probleminhas

Calos
O calo é uma reação da pele ao atrito, pressão ou traumatismos constantes. Em alguns casos pode ser sinal de uma alteração óssea ou mesmo conseqüência da maneira errada de pisar.

Para cuidar, use algodão entre os dedos para aliviá-los da pressão e do atrito. Faça compressas de algodão embebidas em uma mistura de iodo e álcool para amolecer o calo e aliviar as dores. Com uma lixa apropriada, remova as calosidades e os calos não infeccionados.

Depois de lixar, proteja a região com um curativo e lixe constantemente para não deixar os calos grandes, endurecidos e difíceis de remover.
Nunca corte os calos! É uma medida extremamente perigosa que pode acarretar infecções e hemorragias.

Use sapatos confortáveis. E em caso de calos doloridos e inflamados procure seu dermatologista para evitar complicações.

Joanetes
Só há cura por meio de cirurgia, geralmente é indicada nos casos mais graves. O melhor a fazer é prevenir evitando, por exemplo, os sapatos de bico fino e saltos muito altos.

Outra boa dica é relaxar os pés! Quer saber mais detalhes? Leias as matérias de Automassagem e Reflexologia  que você vai amar!

Micose
Se você tem as famosas frieiras ou sofre com pé de atleta (ambas causadas por fungos), o melhor mesmo é procurar um médico, já que elas podem ser tratadas somente com antifúngicos locais, demorando cerca de 40 dias para regredir o quadro da infecção.

Agora, se as micoses forem nas unhas o tratamento é mais longo podendo levar 12 meses para tratar.