O que acontece com o corpo da mulher depois dos 40 anos

o-que-acontece-com-o-corpo-da-mulher-depois-dos-40-anos-0

Que o corpo da mulher depois dos 40 muda bastante é um fato. Falo com conhecimento de causa, rs. Afinal, o corpo da mulher depois dos 40 anos passa naturalmente pelo processo de envelhecimento, ou seja, a gente fica mais flácida, a pele fica mais seca entre outras coisinhas.

Pra entender melhor esses e outros acontecimentos no corpo da mulher depois dos 40 anos, entrevistei a linda dermatologista (sim, ela é uma menininha!) Dra. Bel Takemoto – que me contou tudo. Olha só que bacana!

corpo da mulher depois dos 40

Dra. Bel Takemoto, dermatologista

Mudanças no corpo da mulher depois dos 40

Elaine Vale: O que acontece com a pele do corpo da mulher a partir dos 40?

Dra. Bel Takemoto: Há um aumento da flacidez, geralmente por redução da matriz extracelular e de fibras elásticas  e colágeno.  As mulheres reclamam que a pele está mais “frouxa” ou parece estar “derretendo ” ou “escorrendo”, por causa da nítida redução da elasticidade que é a resiliência  da pele.

Elaine Vale: E que outros problemas aparecem nessa fase?

Dra. Bel Takemoto: Nesta fase da vida, as mulheres ainda tendem à dedicação com seus afazeres: trabalho, família e boa parte dessas mulheres, enfrentou a gestação com grande variabilidade hormonal e o período do pós-parto, nem sempre é favorável pra que ela volte a se cuidar pelo ganho de responsabilidades.

Há ganho de peso e o estresse aumenta pela sensação de que não dará conta de tantas coisas, etc. O estresse é um fator para o ganho de peso e esse ciclo vai se retro alimentando a cada dia.

Com a ansiedade, passa a buscar prazeres rápidos e os alimentos ricos em açúcares podem ser uma saída desastrosa pela necessidade que geram, por causa do efeito da glicação (proteína + carboidrato), que por si só, piora a qualidade da pele, da visão (risco de catarata), celulite e acúmulo de gordura localizada como ocorre em casos de resistência à insulina e diabetes.

Elaine Vale: E no seu consultório, quais são as queixas das mulheres dessa idade em relação ao corpo?

Dra. Bel Takemoto: As queixas mais comuns são flacidez, celulite e gordura localizada.

EV: O que você recomenda de tratamentos pra esses problemas?

BT: Existem diversas modalidades para o tratamento corporal: peelings, preenchedores e bioestimuladores. Além de led, lasers e microagulhamento em associação com radiofrequência ou não.

EV: E que produtos associados aos tratamentos que você mencionou podem ajudar?

BT: Nutracêuticos prescritos pelo médico dermatologista podem ser sinérgicos ao tratamento e promover o benefício da neocolagênese  (formação do novo colágeno).

EV: E o que você pode dar de dicas de cuidados e prevenção?

BT: A boa regra do minimalismo de que “menos é mais”. Cuidar da mente, da alimentação, dos exercícios e da sua saúde sempre com prudência e respeito por si mesma. Muito cuidado com o exagero de procedimentos e tenha sempre uma relação de confiança com os seus médicos. 🙂

Leia mais sobre Como cuidar da pele depois dos 40

Sobre Dra. Bel Takemoto

Dra. Bel Takemoto (CRM-SP 123.860 e RQE 35064), é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

E aí, o que achou das dicas da Dra. Bel Takemoto? Conta pra mim!

Siga minhas redes sociais: ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter @elainevaleoficial

 

 

Foto destaque: Shutterstock