#ProjetoRapunzel: dicas para ter cabelos lindos e saudáveis

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Dos contos de fadas da Disney para a vida real, hoje em dia com uma alimentação balanceada e cuidados especiais, é possível ter cabelos tão lindos, saudáveis e fortes como os de Rapunzel!

A alimentação saudável e a prática de atividade física podem prevenir doenças e desordens do organismo.

Por dentro do fio

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Unplash

Antes de falar sobre o que faz bem ou mal para os fios, é preciso entender melhor, onde, como e quando eles são formados.

Olha só que interessante, o nosso cabelo é um filamento formado por queratina e lípidio.

A queratina é responsável por toda sustentação dos fios, tanto que ela fica imersa na matriz, que é composta por células proteicas ricas em enxofre e tirosina.

Os nossos fios crescem a partir de cavidades em forma de sacos chamados folículos, sabia?

Inclusive, estes folículos passam pela derme e epiderme por meio da camada mais externa da pele

ou também conhecida como camada de queratina.

O remédio está na alimentação

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A vitamina C, presente em alguns alimentos, como a laranja, é uma das vitaminas poderosas para a saúde dos cabelos!

Ela é um importante elemento para o colágeno, que atua na ligação entre as fibras de queratina, ou seja, é fundamental na formação dos fios.

O ferro, encontrado nas carnes vermelhas, feijão e outros alimentos, tem uma função igualmente importante no nosso organismo.

Ele é responsável por combater e prevenir a anemia!

Afinal, sua deficiência tem como sintoma: a queda dos cabelos.

Só pra se ter uma ideia, o ferro tem uma absorção otimizada com a presença da vitamina C!

Por isso, é tão importante consumir alimentos cítricos depois das refeições como almoço ou jantar, que é quando temos maior consumo de ferro.

A vitamina B12 pode ser encontrada também em carnes. E a falta dela no organismo, pode provocar danos no DNA causando a formação de cabelos brancos, por exemplo.

Já o zinco e o selênio que são elementos presentes nas castanhas, por exemplo, são fortes antioxidantes no nosso organismo!

Eles combatem os radicais livres de maneira eficiente.

A falta deles no organismo causa danos que podem ser desde os cabelos brancos, aos fios finos e quebradiços.

Ah, além da hipopigmentação da pele e cabelos, no caso da deficiência de selênio.

Na verdade, a má alimentação e o estilo de vida não saudáveis

(estresse, cigarro, inatividade física, entre outros), interferem diretamente na qualidade não só dos cabelos, mas da pele e das unhas.

A biotina, vitamina B7, é muito usada quando o assunto é cabelos.

Ela está diretamente ligada às proteínas e é liberada na digestão. A falta dela pode causar danos na estrutura dos fios e das unhas.

Algumas fontes da vitamina B7:

Nozes, amendoim, tomate, gema do ovo, cebola, couve-flor, alface e cenoura entre outros.

Além disso, uma dieta sem o consumo de carne, leites e derivados, ovos e feijão, é prejudicial no crescimento e brilho dos cabelos, viu?

Lembre-se que: para que o cabelo cresça forte, é importante ter um bom suprimento de nutrientes e de energia.

Assim, uma dieta restritiva, acaba provocando a perda dos cabelos entre outros problemas, tá?

Fonte: Revista Toda Toda