Netflix: #7 filmes sobre vinhos que você precisa ver já!

filme sobre vinho

Se você ama vinhos e filmes em um mesmo pacote, então hoje eu tenho uma dica pra lá de interessante: a Netflix tem 7 filmes sobre vinhos (escondidos) que você precisa ver, tipo ontem! rs…

Como você sabe, a Netflix tem um catálago enooorme de filmes e seriados que não param de crescer, não é mesmo?

E é justamente por esse motivo, que muita coisa passa batida e a gente não consegue ver tudo, como é o caso dos filmes sobre vinhos, concorda?

Mas, como sou uma apaixonada assumida pela bebida e por consequência pelo mundo do cinema, descobri 7 filmes sobre vinhos que talvez você ainda não tenha visto.

Os filmes que estão disponíveis para assinantes, além de entreter, trazem uma história muito bacana sobre o plantio, colheita e a produção de vinhos nas mais conceituadas regiões e vinícolas do mundo.

Agora, pegue sua taça de vinho e aperte o play!

Os filmes sobre vinhos escondidos no Netflix

#1 – Um ano em champagne

O filme mostra os bastidores da produção de champagne, das casas grandes aos pequenos produtores independentes.

Produtores famosos como Bollinger, Diebolt e Gosset falam sobre as rígidas regras estabelecidas para a produção de champagne e as medidas tomadas para prevenção de pragas, etc.

#2 – O sabor do amor

Uma comédia romântica sobre uma jovem que, depois da morte do seu pai, herda uma vinícola em Napa Valey, Califórnia.

Wendy (Marla Sokoloff) começa a cuidar das atividades da vinícola ao mesmo tempo em que conhece e se apaixona por Chris (Barry Watson).

Só que a jovem não sabia que o rapaz era filho de seu principal concorrente. O elenco também conta com a presença de Christopher Lloyd (De volta para o futuro).

#3 – A sorte do vinicultor

Drama romântico que conta a história de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um jovem viticultor camponês que almeja criar o seu próprio e perfeito vinho.

A sorte de Sobran muda quando em uma noite de verão em 1808, um anjo aparece e oferece algumas mudas de videira para serem plantadas nas terras de sua família.

A partir desta noite, uma vez ao ano Sobran deve se encontrar no mesmo local com o anjo, que o aconselha sobre tudo, desde a vida amorosa até a produção de vinho.

Só que tudo muda quando Sobran descobre que o anjo, na verdade, pode não ter vindo do céu.

O filme conta com a participação de Vera Farmiga (Invocação do Mal e Bates Motel).

#4 – Sour Grapes

O melhor e mais recente documentário sobre vinhos, Sour Grapes mergulha em um fascinante caso de falsificação de garrafas vintage.

O ponto central da história é o jovem indonésio Rudy Kurniawan, que por meio de seu carisma e enorme conhecimento em vinhos raros, conquistou a confiança de muitos ‘conhecedores’ da bebida da alta sociedade americana, vendendo a eles dezenas de milhões de dólares em vinhos falsificados, através das mais conceituadas casas de leilão dos Estados Unidos.

Mas, a aventura de Rudy chega ao fim quando Laurent Ponsot, um produtor de vinhos da Borgonha, descobre que suas garrafas foram falsificadas e estavam sendo vendidas pelo jovem indonésio.

#5 – Somm

O filme mostra a dura rotina de estudos teóricos e práticos de quatro sommeliers que se arriscam fazer o exame difícil da Court of Masters Sommeliers, que equivale ao título de Master of Wine.

O tão famoso broche de Master Sommelier, conquistado, em média, por apenas 10% dos candidatos que fazem o exame, foi obtido por pouco mais de 200 pessoas desde os primeiros exames em 1969.

#6 – Somm – Dentro da Garrafa

A segunda parte do documentário dirigido por Jason Wise é muito mais tranquila e sem as tensões da primeira.

Quatro anos depois, o documentário mostra 10 pequenos capítulos de incríveis histórias contadas pelos 4 sommeliers do filme anterior, jornalistas e produtores.

Em países como a França, Estados Unidos e Itália, renomados produtores abrem suas portas para que o público conheça cada detalhe de seus vinhedos, sua produção, armazenamento e comercialização de seus produtos.

#7 -Bottle Shock

Estrelado por Alan Rickman (o professor Snape de Harry Potter), premiado ator britânico falecido em janeiro de 2016, Bottle Shock é baseado em histórias reais e mostra a indústria do vinho em Napa Valley, Califórnia, na década 70.

O foco é na pequena vinícola Chateau Montelena que, após quase ir à falência, teve seu Chardonnay eleito o melhor vinho em uma competição internacional, ocorrida em 1976, em Paris.

O resultado desta competição colocou a região americana no mapa da vitivinicultura mundial.

Fonte: Netflix / Blog Vida & Vinho