Guia da queratina: como usar e dicas de produtos

dossiedaqueratina-martins-zemlickis

E quando a gente fala ou pensa em queratina, já dá pra imaginar um cabelo mais bonito, encorpado e brilhoso, não é mesmo?

Como se sabe, a queratina é uma proteína fundamental que combate e protege os cabelos de fatores como o excesso de sol, a poluição e químicas capilares, por exemplo.

Olha só que interessante, a proteína tem 18 aminoácidos na sua estrutura e representa 90% da composição do nosso cabelo, ou seja, ela é essencial pra vitalidade e crescimento dos fios.

A importância da queratina nos cabelos

A queratina é importante, porque ela age como se fosse uma “argamassa” que sela as camadinhas do fio, fazendo com que ele fique mais brilhoso.

Além de proteger da ação do sol, da água do mar e da piscina, de colorações e química. Sem falar que ela deixa o cabelo mais forte e resistente.

Na falta da proteína os cabelos ficam mais finos e mais frágeis, porque as cutículas capilares ficam abertas, deixando a camada interna exposta, o que provoca a perda de nutrientes, água e ainda mais queratina. Chato, né?

Ah, e sabe da pior? O secador e a chapinha são grandes vilões, assim como a exposição direta ao sol.

Leia mais sobre Cronograma Capilar

O que fazer e como usar?

Calma que nem tudo está perdido! Para devolver a proteína perdida é importante fazer uma cauterização ou reconstrução de vez em quando. Mas o ideal é ter os produtinhos certos pra isso. Já vou falar deles!

Outra coisa, o tratamento com a proteína deve ser feito a cada 15 dias, já que o uso em excesso também pode deixar o fio mais duro, daí já viu, ele quebra mesmo!

Com o cabelo limpo e úmido, aplique uma queratina líquida sem enxágue em todo o comprimento do cabelo, mas evite a raiz.

Depois é só aguardar alguns minutinhos, enxaguar e hidratar com uma máscara e finalizar como um leave in.

Para os fios que estão elásticos e muito porosos, você tem a opção de fazer um tratamento mais profundo. A dica é usar uma máscara reconstrutora com a queratina na composição.

Depois de lavar com shampoo, aplique a queratina líquida e aguarde dez minutos. Em seguida, aplique a máscara nas mechas do cabelo, aguarde 15 minutos e, por fim, enxágue e condicione.

Top 5 queratina

Separei 5 produtos que você pode testar e me contar depois o que achou, tá?

queratina

E aí amiga, gostou das dicas?  Conta tudo!

Siga minhas redes sociais: ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter @elainevaleoficial

Foto destaque: Martin Zemlickis | Unplash