Kit manicure: você precisa ter o seu!

kit manicure

Para garantir mais higiene e saúde ao fazer as unhas, dermatologistas sugerem que mulheres tenham seu próprio kit manicure.

Com seu kit manicure você impede um possível contágio de fungos e bactérias por meio dos equipamentos usados no salão de beleza.

Toda mulher tem a sua vaidade e exibir a unha saudável, bem feita, linda e hidratada, parece perfeito, não é mesmo?

Só que, todo esse ‘detalhe’ bonito, pode ir por água abaixo e se tornar um pesadelo, sem o kit manicure, além de alguns cuidados especiais.

Os probleminhas…

Sim, estamos falando de micoses, dermatoses e outras doenças (graves como a Hepatite) – causadas por bactérias e fungos, que se alojam nos acessórios usados para fazer as unhas.

Na verdade, é que nem toda manicure que tem utilitários certos e tempo livre para fazer uma esterilização adequada, ou seja, uma autoclave e pelo menos (2) duas horas de aquecimento para ser 100% bem sucedida.

E, pra evitar que suas belas unhas sejam acometidas por doenças e contaminações, a melhor (e mais inteligente) saída é levar seu próprio kit manicure para fazer a unha.

A dermatologista Solange Villagra explica que é importante ter um kit manicure completo ou ter certeza de que os instrumentos pontudos sejam esterilizados a cada manuseio.

Isto porque, as pinças e os alicates usados para empurrar e tirar a cutícula, – podem até causar machucados pelo meio do caminho e aí o resultado é bem ruim.

Dicas de como evitar e cuidar de uma micose

A onicomicose (micose de unha) é uma doença provocada por fungos que se alimentam de queratina, material do qual as unhas são formadas.

E ela pode se manifestar de várias formas, como descolamento (a unha fica oca), espessamento, formação de manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unha. Cruzes!

Os sintomas de uma unha contaminada começam a se manifestar poucos dias depois do contágio e se caracterizam pela perda do brilho e mudança de coloração, variando entre esbranquiçadas, amareladas e acinzentadas.

No tratamento da micose, o fungo deve ser totalmente banido da unha, o que só acontece quando a unha doente é completamente substituída por uma saudável – livre do fungo.

É um processo lento, pois depende do crescimento da unha e infelizmente demanda tempo, variando de seis meses para as unhas das mãos e 12 meses para as unhas dos pés.

Essas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado, porque a unha fica em um local de difícil penetração – o que vai exigir uma boa dose de paciência e perseverança no uso da medicação.

De acordo com especialistas, o uso de medicação via oral deve vir acompanhado dos medicamentos de uso local.

Mas, a monitoração durante o tratamento deve ser constante e, se caso não apresentar resultados, retornar ao dermatologista para que ele analise e troque os remédios.

Tenha seu próprio kit manicure

kit manicure

Divulgação

Para quem não quer levar para o salão o seu próprio kit manicure é importante LEMBRAR-SE de algumas recomendações de dermatologistas e visualizar o exemplo de salões renomados e sérios, usando procedimentos simples que podem evitar muito tempo de desconforto.

A empresa Merheje fabricante de alicates para cutículas/unhas, espátulas e cortadores de unhas, recomenda:

  • A escovação com um produto específico para limpeza de resíduos nos alicates, cortadores de unha e espátulas por dois minutos
  • Embalar os instrumentos individualmente e levar a uma estufa com temperatura elevada por, no mínimo, duas horas
  • Descartar as lixas e palitos após o uso

Cá entre nós amiga: leve seu próprio kit manicure. Vai ser bem melhor, tá?

Siga minhas redes sociais: ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter @elainevaleoficial

Foto destaque: Dreamstime