Tudo que você precisa saber sobre limpeza de pele

limpeza de pele

Se tem um procedimento estético do qual eu não abro mão, é o da limpeza de pele profissional, ou seja, com a esteticista.

A limpeza de pele é uma benção, gente! Basicamente ela remove cravos, células mortas e impurezas da pele. Ou seja: tudo de ruim sai nessa faxina toda!

Ah, e além disso, a limpeza de pele também remove o milium, que são pequenas bolinhas brancas ou amareladas causadas pelo acúmulo de óleo e pele nos poros.

Para saber tudo sobre esse procedimento estético e os seus benefícios, entrevistei a esteticista Marília Sobreira, da clínica do Dr. André Braz (já falei dele aqui, lembra?), que me contou tudinho sobre esse procedimento maravilhoso, olha só que bacana!

limpeza de pele

Limpeza de pele | Reprodução

Elaine Vale: Basicamente, o que a limpeza de pele proporciona?

Marília Sobreira: Proporciona a renovação celular, previne a formação de irregularidades, estimula a circulação e faz com que os cremes penetrem de forma mais eficiente na pele.

Elaine Vale: A partir dos 40 anos a pele da mulher muda significativamente. E no que a limpeza de pele pode ajudar? Quais os principais benefícios nessa faixa etária?

Marília Sobreira: Ajuda a renovar a pele, reduzindo a oleosidade excessiva, suavizando manchas, além de reduzir bastante aquele aspecto áspero. Os principais benefícios são: mais saúde, pele macia e saudável, equilíbrio do Ph, hidratação e nutrição da pele.

EV: A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele?

MS: Sim, pode ser feita em qualquer tipo de pele, mista, oleosa ou seca. Os cuidados é que são diferentes.

EV: Para pele oleosa, por exemplo, o que você sugere?

MS: Pode ser feita uma esfoliação com cosméticos granulosos para afinar a parte mais superficial da pele, em seguida, o vapor de ozônio é usado para abrir os poros (efeito bactericida). Depois é feita a extração manual ou com aparelho de sucção, máscara calmante e loções para o controle da oleosidade. Sugiro produtos na forma de mousse, emulsão ou gel nos cuidados diários.

Leia mais sobre Pele Oleosa

limpeza de pele

Limpeza de pele é tudo de bom!

EV: E para as peles secas e mistas, o que você sugere?

MS: A limpeza da pele seca segue na mesma sequência usada na pele oleosa, mas os produtos são outros. Os sabonetes são mais cremosos, os hidratantes e máscaras têm componentes com retinol e vitamina E. Dica: Use e abuse de hidratantes na forma de cremes.

Já as peles mistas têm uma tendência a oleosidade na “Zona T” (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas extremidades. Por isso, pedem alguns cuidados específicos. O sérum é, sem dúvida, o produto mais recomendado. Limpar sempre com produtos em gel, espuma ou mousse. Use tônico a base de hamamélis ou Camomila, que equilibram o Ph da pele.

EV: Como funciona a limpeza de pele profunda?

MS: É uma limpeza que tem ação anti-séptica, anti-inflamatória e preventiva de comedões (cravos) e acnes, efeito cicatrizante e relaxante, além de melhorar a nutrição da pele, promove a estimulação do tecido e consequentemente o aspecto de uma pele mais macia, tonificada e higienizada.

EV: Quais os produtos usados durante a limpeza de pele?

MS: Os produtos usados seguem um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar. Os produtos usados são: produtos para assepsia, esfoliantes, loção amolecedora de comedões (cravos), loção calmante, águas termais, máscaras (de acordo com o tipo de pele), loção secativa ou fluído hidratante e filtro solar.

EV: E que produtos você sugere para usar em casa depois da limpeza de pele?

MS: Loção secativa, da Adcos, Água Micelar L’oreal, Água Termal, da Avène. Não lavar com sabonete comum. Para peles oleosas e mistas: sabonete líquido facial Cetaphil, Vichy Normaderm e Dermage.

limpeza de pele

limpeza de pele

EV: Qual deve ser a periodicidade do tratamento, por exemplo: a cada 15 dias, a cada 30 dias?

MS: Depende do tipo de pele de cada pessoa. Oleosa, mensal. Seca ou mista, a cada dois ou três meses com avaliação profissional.

EV: E quanto custa uma limpeza de pele?

MS: Varia muito. Leva-se em conta o local, o estado e o profissional.

EV: E o que você pode dar de dicas pra quem está lendo o post agora?

MS: Cuidar da pele é essencial. Não somente para manter a aparência, mas também para ter mais saúde, pois só com uma limpeza de pele bem feita é possível remover as impurezas e amenizar os danos causados pelos fatores externos presentes no nosso dia a dia.

E aí amiga, gostou das dicas da esteticista?  Quero saber, hein?

Siga minhas redes sociais: ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter @elainevaleoficial

Foto destaque: Shutterstock