Tatuagem

tatuagem

Conta pra gente… Você tem tatuagem? Pensa em fazer alguma? Bom, a única da redação que tem tatuagem é a repórter Fátima Martin – que, aliás, fez uma tattoo super fofa e muito discreta de uma bailarina nas costas, afinal nossa querida fez balé por muitos e muitos anos. Como ela serviu de pauta, a gente pesquisou dicas importantes para cuidar desta ‘arte’ no corpo e, que pelo jeito vai acompanhar você a vida inteira…

Passo a passo da tattoo

A decisão. Ela deve ser muito bem feita. De preferência pense muito, mas muito mesmo. A tatuagem é coisa séria e tem de combinar com seu estilo de vida e, você precisa ter certeza de que deseja mesmo carregá-la pro resto de sua existência, ou se é só fogo de palha porque “tá moda”. Cuidado com os modismos…

O local. Definitivamente o local, onde se pretende fazer o desenho tem de ser completamente idôneo e autorizado para tanto. Por isso, sua atenção deve ser redobrada. Pesquise antes, muna-se de todas as informações, antes de cair em ciladas.

Os cuidados. Não é só fazer e pronto. Precisa ter cuidados sim, para que ela permaneça bonita e não prejudique sua pele. Outra coisa, o risco de infecção é alto depois de fazer a tatuagem. Por quê? Repare que a agulha faz milhares de furinhos para que a tinta entre na derme, ou seja, a camada mais profunda da pele. E se infeccionar, pode ser que a sua tattoo fique deformada.

O sol. Inimigo da tatuagem. Além de inflamar por conta da ação super forte dos raios ultravioletas. Por isso, não se descuide. Use filtro solar super potente. E se puder evite tomar sol diretamente na tatuagem.

Nossa repórter Fátima Martin e sua tattoo de bailarina (fofa, né?)

Nossa repórter Fátima Martin e sua tattoo de bailarina (fofa, né?)

O Certo e o Errado

O Certo
Observe se o material a ser usado pelo tatuador é esterilizado e se as agulhas são descartáveis. Procure um estúdio gabaritado, idôneo e se possível visite mais de um estúdio, ok?

Depois de fazer a tattoo, os especialistas dão a dica de fazer um curativo com pomada e filme plástico de duas a três vezes por dia, pelo menos na primeira semana. Higiene e troque o curativo também duas ou três vezes. Use pomada cicatrizante por pelo menos 20 dias.

Evite exposição solar direta no primeiro mês.  Use para sempre, um filtro solar potente com 60 fps é o ideal.

O Errado
Ingerir bebidas alcoólicas no dia que fez a tatuagem ou no dia anterior. Não é recomendável usar anestésico antes de fazer a tatuagem, porque pode alterar a textura da pele.

Evite tatuar em locais como a sola do pé, por exemplo, dos dedos das mãos e a dobra do pulso. A tinta não costuma pegar muito bem nessa região.

Fazer tatuagem antes das férias e ir para à praia, por exemplo. Definitivamente não será uma boa idéia.