Triplo rejuvenescimento facial

triplorejuvenescimentofacial

“Espelho, espelho meu. Existe alguém mais jovem do que eu?” Sim, meu bem. Sempre existirá. A questão é que, não interessa como ou quanto, mas a cada dia, mês e ano mais e mais mulheres buscam avidamente por produtos e tratamentos potentes capazes de retardar o envelhecimento. Ironia à parte sabe-se que é perfeitamente possível hoje em dia, rejuvenescer a pele de modo saudável e apropriado e, novamente, graças ao constante avanço da medicina estética e empresas voltadas para a área da cosmética e saúde. Embora, a qualidade de vida conte muito nesse aspecto, hoje temos aos nossos pés opções para todos os gostos e bolsos… Não é regra. Mas, basta pesquisar a forma e como você pretende se cuidar contra as ações inevitáveis do tempo.

De acordo com a tendência seguida pela maioria dos países, incluindo Estados Unidos e Brasil, o tratamento global da face é o principal enfoque dos médicos nos consultórios, o que significa não mais tratar uma ruguinha ou outra, mas sim olhar o rosto em sua totalidade, considerar todas as técnicas disponíveis e buscar em cada técnica sua melhor indicação e benefício. O resultado é um rejuvenescimento com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial.

Seguindo essa tendência, um dermatologista norte-americano criou os 3R´s do rejuvenescimento facial, que resumem perfeitamente as necessidades da pele envelhecida: Renovar a pele, Relaxar os músculos e Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais.


O envelhecimento natural e intrínseco provoca mudanças na aparência da pele como perda de brilho, flacidez, aparecimento de manchas etc. Essas alterações são maximizadas pelo envelhecimento extrínseco, causado pelos fatores ambientais, principalmente pela ação do fotoenvelhecimento (causado pelo sol), que torna a pele mais grossa e seca. Também surgem as manchas e as rugas, primeiramente as de expressão. A pele perde o ácido hialurônico natural e, portanto, seu volume; de certa forma, ela murcha, resultando os sulcos mais profundos, as rugas estáticas e as sombras características da face envelhecida.

No Brasil, o dermatologista membro da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética, Otávio Macedo, também utiliza o conceito dos 3R´s em seus pacientes. Segundo o especialista, eles funcionam como aspectos-chave que devem ser considerados no rejuvenescimento facial.

E já que o assunto é de tamanha importância e interesse, nós do Diário da Beleza entrevistamos o Dr.Otávio Macedo para saber mais detalhes e contar tudinho aqui para você. Acompanhe!

Diário da Beleza: O que são os 3rs do Rejuvenescimento?


Dr. Otávio Macedo:
Surgiu a partir de um conceito de rejuvenescimento global em que tratamos a face com um todo, em terceira dimensão. Não adianta só relaxar as rugas dinâmicas com Botox. (RELAX) Precisa-se também pensar na perda do volume facial que ocorre com os anos. É preciso preencher e dar volume ao rosto além de preencher os sulcos e rugas. Lembrar que um rosto jovem é um “triângulo” com base entre as sobrancelhas e ponta do triângulo no queixo. Isso se inverte no rosto envelhecido. REDRAPE, Reshape = dar nova forma, novo volume).Deve-se ainda pensar na qualidade da pele, melhorando sua qualidade em textura, pigmentação, elasticidade, turgor e firmeza. (aqui entram os ácidos, peelings, Fraxel laser, Thermacool (RESURFACING = “recapeamento”)

Diário da Beleza: Qual o diferencial desse conceito em relação à teoria e aos tratamentos convencionais para amenizar os efeitos do envelhecimento natural?

Dr. Otávio Macedo:
Na verdade, é um novo conceito mais amplo de rejuvenescimento, que tenho aplicado em meus pacientes já há 2 anos e que tem me permitido conseguir resultados mais surpreendentes. Não adianta só fazer Botox, ou só preencher, se uma paciente precisa também de volume facial. O mais surpreendente é que em poucos minutos (posso fazer todas as técnicas associadas numa mesma sessão). O paciente estará em 1 semana totalmente rejuvenescido. Em alguns casos necessito de 2, às vezes, 3 sessões para dar volume com os preenchedores. E executamos a primeira sessão do laser Fraxel ou do peeling superficial.


Diário da Beleza: Como funciona exatamente?

Dr. Otávio Macedo:
1. BOTOX® (toxina botulínica tipo A) relaxa a musculatura onde é injetado e tem como objetivo tratar as rugas de dinâmicas, aquelas que aparecem quando nos expressamos. Ou seja, o músculo não consegue contrair com tanta intensidade e, desta forma, as rugas não aparecem. BOTOX® não dá volume, não estica a pele, não aumenta os lábios.

2. Aplicação do SURGIDERM (uma espécie de gel modelador, à base de ácido hialurônico) é injetada com uma seringa na pele com o objetivo de preencher as rugas e marcas profundas, remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios ou ainda para repor volume em áreas alteradas pelo processo de envelhecimento. Somente as rugas estáticas podem ser tratadas com preenchedores. É utilizado nos sulcos nasogenianos (conhecido como bigode chinês), sulcos labiomentonianos (rugas no canto da boca em direção ao queixo), comissuras labiais (canto da boca), códigos de barras (aquelas rugas em torno da boca), rugas profundas ao redor dos olhos, aumento de volume na região malar, contorno e volume nos lábios etc.

3. O Fraxel Laser e os peelings químicos são utilizados para estimulação da produção de colágeno e atenuação das manchas causadas, principalmente, pelo fotoenvelhecimento. Além disso, estes procedimentos também contribuem para atenuar as rugas mais superficiais. A substância mais utilizada para o peeling químico é o ácido retinóico. No caso do Fraxel, são indicadas, normalmente 4 sessões, mas os resultados começam a aparecer já na segunda sessão.

Diário da Beleza: Sabemos que o envelhecimento é intrínseco. Então, no que as mulheres podem se apoiar dentro deste novo conceito, sendo que a busca pela juventude por mais tempo é cada vez maior?

Dr. Otávio Macedo:
Deve-se encarar esse método como uma alternativa às cirurgias plásticas convencionais já que no conceito dos 3 R´s não há internação e as atividades profissionais e sociais não precisam ser excluídas. Obviamente o envelhecimento biológico (intrínseco) é inevitável, mas bons hábitos podem retardá-lo:

# Evitar: excesso de exposição solar, fumo, álcool, dieta mal balanceada, falta de disciplina na rotina diária: filtro solar diariamente e ácidos (prescritos pelo dermatologista). Sempre ter uma dieta balanceada, priorizar proteínas, diminuir ingestão de açúcar refinado, abusar dos antioxidantes das frutas frescas e frutas secas, assim como, dos polifenóis do chá verde.

# Evitar gorduras principalmente animais, preferir azeite de oliva, já os carboidratos (de preferência os integrais) devem ser ingeridos sempre acompanhados de uma proteína. Não esquecer o conceito de “felicidade faz os olhos brilharem e deixa a pele linda!”. Pessoas alegres, de bem com a vida e que praticam sexo de boa qualidade têm a pele linda e luminosa!


Diário da Beleza: E a partir de qual idade você acredita que a mulher possa começar a se preocupar e procurar por esses tratamentos?

Dr. Otávio Macedo:
A partir de 25 anos, nosso colágeno começa sua curva decrescente.Mas, preenchimentos e Botox devem se iniciar a partir do momento em que as rugas dinâmicas se instalarem e isso depende de cada pessoa, genética, expectativas, etc (30 anos em diante). Volume se perde a partir de 40 anos. O importante é que haja um acompanhamento com um dermatologista que trabalhe com esse conceito de REJUVENESCIMENTO TRIDIMENSIONAL.

Diário da Beleza: Você arriscaria dizer em termos de quantos anos “essas mulheres ganhariam em anos de jovialidade” fazendo o tratamento 3rs?

Dr. Otávio Macedo:
Por volta de 5 a 10 anos.

PAUSA NA REDAÇÃO:
UAU!

Diário da Beleza: Onde fazer?

Dr. Otávio Macedo:
Em consultórios dermatológicos, com médicos habilitados nas técnicas de aplicação.

Diário da Beleza: Quanto custa? E quando a pessoa pode começar?

Dr. Otávio Macedo:
Por conta de regras da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Cremesp, não posso citar valores dos procedimentos. O valor do tratamento vai depender das necessidades de cada paciente. O ideal é que ele procure um especialista de confiança, habilitado nos tratamentos e converse sobre suas necessidades e expectativas.

Foto: Reprodução