Botox®: saiba tudo sobre o assunto

botox

BOTOX® é uma marca de toxina botulínica tipo A – há outras no mercado, com outras marcas comerciais e feitas por outros fabricantes – e um produto de origem biológica, assim como as insulinas, toxinas e antitoxinas, vacinas, imunoglobulinas e biofármacos. BOTOX® é um dos produtos biológicos mais conhecidos no mundo, desenvolvido por meio de modernas técnicas de biotecnologia e com uma estrutura molecular de alta complexidade.

Por todas essas razões, os biológicos não podem ser copiados e as agências regulatórias de todo o mundo os consideram únicos. Além disso, sua produção exige uma série de avaliações referentes à segurança e eficácia com atenção especial para efeitos clínicos, toxicidade e ações biológicas.

BOTOX® “paralisa” a expressão do rosto?

Na verdade, o BOTOX® causa relaxamento temporal do músculo responsável pela formação da ruga, conferindo ao rosto uma aparência mais suave, rejuvenescida e agradável. BOTOX® trata as rugas dinâmicas existentes e previne a formação de novas. A aplicação do produto é também um procedimento simples e rápido, mas que sempre deve ser efetuado por um profissional médico. Cada pessoa é também única e requer um enfoque individual e um plano de tratamento personalizado (doses e pontos de aplicação), ajustado às suas necessidades. Isso garante a obtenção de resultados satisfatórios, naturais e duradouros.

Tudo é BOTOX®?

Não, BOTOX® é a marca comercial do produto fabricado pela Allergan. Por se tratar de um produto biológico, possui características específicas como dosagem, tempo de resposta terapêutica, duração de efeito e indicações aprovadas, devido ao processo de fabricação, tipo de cepa utilizada e envase. As demais marcas de toxina botulínica presentes no mercado brasileiro possuem diferentes indicações, efeitos e dosagens aprovadas pela ANVISA, tanto no uso cosmético como terapêutico. Em função disso, cada toxina botulínica tipo A é considerada única. Por isso, BOTOX® não deve ser utilizado como nome genérico para fazer referência a procedimentos, ações e resultados de outros produtos.

Desta forma, a Allergan vem tomando medidas judiciais cabíveis para combater o uso indevido de sua marca tendo, por exemplo, obtido recentemente decisão favorável na corte do Rio de Janeiro que proíbe o uso da expressão “BOTOX capilar”.

Existe BOTOX® para o cabelo ou em creme?

Não, de forma alguma. Além de ser um uso inapropriado de uma marca comercial (BOTOX®) e, portanto, violação de propriedade intelectual, afirmar algo deste tipo não possui qualquer fundamento. BOTOX® age sobre a musculatura e, por isso, para alcançar o seu efeito é sempre necessário que seja injetado para que penetre e bloqueie a liberação de acetilcolina, substância responsável pela contração muscular, permitindo, assim, o relaxamento muscular temporal. Não existe outra forma da toxina botulínica tipo A agir e, por isso, somente médicos capacitados devem manuseá-la.

1- As duas primeiras camadas da pele são chamadas de epiderme e derme onde os cremes e xampus conseguem agir (parte laranja escura e laranja um pouco mais clara na parte de cima da figura).

2- Em seguida temos a camada de gordura (onde estão as “bolinhas” amarelas e laranjas).

3- Somente abaixo delas se encontra o músculo onde a toxina botulínica tipo A é injetada diretamente, atuando na terminação nervosa (base da figura).

Fonte: Allergan / Foto: Reprodução