O que é visagismo? Saiba tudo sobre a técnica!

visagismo

Você é o que parece? Quer parecer mais magra? Alta? Mais jovem, sexy? Ou você prefere um look mais sério, mais executivo por causa da sua profissão, por exemplo? O visagismo pode ajudar.

O segredo dessas possibilidades está nesta técnica que recria a sua imagem pessoal de acordo com a sua personalidade.

Participei de um evento de beleza, da Amway do Brasil, que aconteceu em São Paulo, para o lançamento de duas novas linhas de produtos Amway:

Moiskin (cuidados com a pele) e Ertia (cuidados com os cabelos), formulados exclusivamente para a população da América Latina.

Na ocasião, o visagista e hair stylist Charles Veiyga, palestrante do evento, conversou com a gente e explicou tudinho sobre essa arte fantástica, que pode fazer milagres por você.

Para ele, a principal função do visagismo é criar uma imagem pessoal usando recursos estéticos como a maquiagem, o corte, a coloração, entre outros, para revelar as qualidades da pessoa, seguindo suas características físicas e os princípios da linguagem visual.

“O visagismo tem por base um conjunto de análise visual para a construção de uma imagem, que pretende mostrar a pessoa como ela é em sua essência,” explica.

Isto significa que, muito antes de escolher um corte de cabelo, a coloração, o design das sobrancelhas ou mesmo a maquiagem, a característica física de uma pessoa é a primeira coisa que entra em foco para ser analisada.

“Depois da análise é possível valorizar os pontos fortes da pessoa, adaptando a moda ao estilo dela”, esclarece Veiyga.

Para ele, a técnica é também uma mistura de arquitetura e psicologia.

”No visagismo você constrói ou recria uma imagem totalmente nova e planejada com muito cuidado. E ao revelar um belo resultado, automaticamente proporciona um bem emocional naquela pessoa, que fica mais feliz e com sua auto-estima lá em cima,” conta.

Os cabelos podem falar sobre você, ainda que as mensagens transmitidas pela imagem atual não tenham nada a ver com a sua personalidade real.

Por isso, pedimos a ele, que nos desse uma idéia de tipos e cortes de cabelos, para mostrar um pouco do significado de cada um.

Veja a seguir, se o seu estilo de cabelo condiz com a imagem que você passa aos outros:

visagismo-1

Reprodução

Cabelos encaracolados
Os encaracolados não são levados muito a sério, por terem linhas que transmitem certa infantilidade. Talvez por essa razão, que a maioria das mulheres não curte esse estilo de cabelo na fase adulta.

Cabelos repicados ou desfiados
As linhas inclinadas para fora são as mais indicadas pelos profissionais, porque mostram uma personalidade mais dinâmica e extrovertida.

Já os fios com linhas inclinadas para dentro representam certa introversão ou desequilíbrio.

Cabelos com linhas retas horizontais
Revelam uma personalidade estável

Cabelos com cachos e linhas fechadas
Transmitem uma imagem conturbada emocionalmente

Cabelos com linhas verticais e base na horizontal com franja reta
Esse estilo de cabelo transmite certo bloqueio, porque mostra uma personalidade um pouco inflexível

Cabelos com linhas curvas
Transmitem uma imagem pessoal ampla, sensual e romântica

Se você não está lá muito animada com a sua aparência e, vez por outra, sente que anda passando uma imagem diferente da sua real personalidade, o visagismo é uma boa alternativa de mudar de vez essa impressão.

Ouse e mostre quem realmente você é!

Serviço
Charles Veiyga
ASH Hair & Esthetics
Rua Colômbia, 229, Jd. América, São Paulo, SP
Tel: (11) 3085-0051